12/01/09

Efeito de estufa

O efeito de estufa é a retenção, na atmosfera, de parte do calor emitido pela superfície terrestre, devido à presença de determinados gases.

Gases com efeito de estufa (G.E.E.):

  • dióxido de carbono;
  • metano;
  • vapor de água;
  • ozono troposférico;
  • CFC;
  • óxidos de azoto.

 

  • Como ocorre o efeito de estufa?

 

Efeito de estufa

1 - Parte da energia solar é reflectida pelas nuvens.

2 - A restante energia solar é absorvida pela atmosfera e pela superfície terrestre.

3 - A superfície terrestre irradia energia, sob a forma de radiações infravermelhas (calor).

4 - Uma parte da energia irradiada é perdida para o espaço.

5 - A restante energia é absorvida pelos gases com efeito de estufa, que irradiam o calor novamente para a superfície terrestre.

 

Sem o efeito de estufa natural, a temperatura média da Terra seria cerca de -18ºC e não os actuais 15ºC.

 

  • Causas para o aumento do efeito de estufa:

- Elevada utilização dos combustíveis fósseis;

- Desflorestação e destruição das zonas de pasto;

- Criação de gado.

  • Consequências:
  1. Degelo nas zonas polares e outros glaciares, o que vai provocar o aumento do nível médio das águas do mar e a diminuição da salubridade, o que vai provocar alterações na circulação das correntes marinhas.
  2. Aumento entre 1 e 4,5ºC da temperatura terrestre até 2100, o que vai provocar a subida do nível médio das águas do mar, entre 15 a 95cm.
  3. Desequilíbrios biológicos:

        - Alteração da distribuição e do ciclo de vida de muitas espécies.

        - Risco de extinção das espécies que ocupam nichos ecológicos muito específicos.

        - Aumento da quantidade de pragas.

  4. Alterações climáticas: aumento da intensidade e da frequência de secas numas regiões e de inundações noutras.

 

Mexico3

08/01/09

Distúrbios Alimentares

Os distúrbios alimentares são doenças psicológicas que se devem a factores psicológicos, familiares e socioculturais. Caracterizam-se, fundamentalmente por alterações significativas do comportamento alimentar. Ocorrem, na maioria das vezes, nos países desenvolvidos e afectam sobretudo adolescentes do sexo feminino.

Uma dieta não é o suficiente para dar origem a um distúrbio alimentar, mas é importante, dado que não existem distúrbios alimentares sem dietas.

  • Bulimia

A bulimia é uma doença caracterizada pela ingestão abusiva de alimentos, seguidos de comportamentos como: provocação de vómito, uso abusivo de medicações, jejum prolongado ou exercício físico excessivo. É uma doença mais frequente em raparigas, especialmente em jovens. As pessoas com bulimia ingerem uma quantidade anormal de alimentos e para compensarem as calorias que comeram provocam o vómito. Este método permite um alívio do desconforto físico e a diminuição do medo de engordar. Em determinados casos, o vómito torna-se um objectivo, a pessoa ingere uma enorme quantidade de alimentos, para depois vomitar, ou vomita mesmo após a uma pequena ingestão.

Bulimia

 

As pessoas com bulimia são pessoas que geralmente têm vergonha da forma do seu corpo e do seu peso. Normalmente, a ingestão dos alimentos ocorre em segredo, ou sem dar muito nas vistas. A bulimia aparece frequentemente como manifestação secundária da anorexia.

  • Anorexia

A anorexia é uma perturbação do comportamento alimentar. É constituída por uma excessiva perda de peso e aparece predominantemente em indivíduos do sexo feminino, sobretudo em adolescentes e jovens. O diagnóstico é fundamentalmente constituído por uma acentuada perda de peso, na idade da adolescência, ausência de pelo menos três ciclos menstruais, vómitos frequentes e ausência de doenças físicas e psicológicas, capazes de explicar o emagrecimento.

  image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O medo de engordar faz com que os doentes tenham um comportamento destinado a perder peso, reduzindo drasticamente a quantidade de alimentos ingeridos. Os doentes com anorexia não têm falta de apetite, muitas vezes até sentem fome, mas recusam-se a comer, devido ao medo de engordar.

Alguns doentes recorrem ainda ao exercício físico intenso, aos vómitos provocados e ao uso de medicação não receitada. Os doentes anoréxicos mudam a sua imagem corporal porque se consideram mais gordos do que aquilo que são, mesmo estando muito magros.

Algumas consequências da anorexia são: queda de cabelo, hipotensão, hipotermia e prisão de ventre acentuada.

Do ponto de vista psicológico os doentes apresentam uma personalidade obsessiva e depressiva. Uma decepção sentimental ou problemas familiares podem estar na origem da anorexia.

O tratamento da anorexia é essencialmente psicoterapêutico e o internamento hospitalar e só se justifica quando o estado da doença ameaça a vida, quando não é possível obter ajuda da família ou quando o doente não apresenta progressos nas consultas. O tratamento psicoterapêutico só pode ter continuação se o peso da paciente aumentar, saindo da zona de limites de perigo.

  • Obesidade

A obesidade é um dos mais importantes problemas nutricionais de muitos países desenvolvidos.

Um indivíduo que tenha uma excessiva acumulação de gorduras no corpo e que pese mais 20% do que o seu peso normal é considerado obeso.

 image

 

 

 

 

 

 

 

 

A obesidade tem como consequências doenças cardiovasculares, diabetes e disfunções do aparelho respiratório, diminuindo também a esperança de vida. A obesidade tanto atinge os adultos, mulheres e homens, como também as crianças. Pode resultar de um aumento do tamanho das células adiposas ou de um aumento do número dessas mesmas células, ou ainda da combinação de ambos os factores. O número de células adiposas do corpo do adulto é determinado pela quantidade de gordura armazenada durante a infância e a adolescência.

Crianças sobrealimentadas podem desenvolver três vezes mais células do que uma que tenha uma dieta calórica e equilibrada. Por esta razão é tão importante a orientação e a educação alimentares nas crianças e jovens. Quando um obeso inicia uma dieta, a gordura é utilizada e as células adiposas diminuem de tamanho, mas não são destruídas. Quando o indivíduo volta a comer em quantidade, as células adiposas enchem-se com nova gordura. Pessoas que engordem durante a meia idade ou quando idosas não formam novas células, acumulam mais gordura nas células existentes.

Quando uma pessoa obesa recusa a ingestão de alimentos altamente calóricos, o organismo tem tendência a fazer baixar a sua taxa metabólica, tornando-se mais eficiente na digestão e absorção dos alimentos num esforço para estabilizar o seu peso característico.

07/01/09

Ice Hotel – Um Hotel que derrete

Há um hotel em Kiruna, na Suécia, a 200km do Círculo Polar Árctico que nasce e morre todos os anos, seguindo o ciclo da Natureza.

image

Imaginem um hotel inteiramente feito de um único elemento: água, mais precisamente gelo. Agora, imaginem-se deitados numa cama azul-glaciar, num quarto esculpido no gelo, decorados por artistas, com esculturas geladas e clarabóias rasgadas que permitem dormir com os olhos nas estrelas… Parece bom, não parece? Mas nesta situação parece difícil pensar em conforto, não é? No entanto quem já pernoitou no Hotel de Gelo garante que é uma experiência soberba e que apesar da temperatura média interior ser de cinco graus negativos, consegue-se uma noite bem dormida dentro do saco-cama que é fornecido pelo hotel.

Carol Brooks, uma norte-americana que escolheu o Hotel de Gelo para passar a lua-de-mel com o marido, Kevin, garante que a experiência foi “incrível”. Do que esta hóspede mais gostou foi dos passeios de trenó puxados por cães e de terem visto as Auroras Boreais em todo o seu esplendor. Por ano, pernoitam em média 30 mil pessoas, para ali rumam principalmente britânicos, norte-americanos, alemães, suecos e asiáticos, mas todos os anos há portugueses, assegura Camilla Bondareva, relações-públicas do hotel.

O primeiro Ice Hotel foi construído há 19 anos, pedindo emprestada a matéria-prima, o gelo, ao rio Torne. Em Março e Abril são armazenadas três mil toneladas de gelo, para que em Dezembro possam ser erguidos os 80 quartos do hotel e outras infra-estruturas, tais como: dois restaurantes, o bar, a recepção, a sauna e a igreja, que se estendem por mais de 6000m². Todos os anos novos artistas são solicitados a esculpir o gelo e a decorar os quartos e outras áreas do hotel.

image

image

O hotel nasce por fases: a 10 de Dezembro ocorreu a abertura oficial, com a recepção e uma dúzia de quartos finalizados; a 12 de Dezembro inauguraram-se novos quartos e o bar; a 25 ficou pronta a igreja do Gelo, mesmo a tempo do Natal. A 30 de Dezembro e a 7 de Janeiro deste ano ocorreu também a abertura de novos quartos. É possível escolher entre uma Suite de Arte, quarto de Gelo e quarto de Neve.

Este hotel depende da meteorologia, pelo que a sua duração é variável, mas as primeiras gotas começam a cair do tecto em fins de Abril, e é quando o hotel começa a regressar ao rio de onde veio. No ano sequente acontece de novo o milagre da ressurreição, com o hotel a ganhar forma em Novembro/Dezembro, sempre com uma arquitectura diferente e novas obras de arte.

image

image

image

image