07/01/09

Ice Hotel – Um Hotel que derrete

Há um hotel em Kiruna, na Suécia, a 200km do Círculo Polar Árctico que nasce e morre todos os anos, seguindo o ciclo da Natureza.

image

Imaginem um hotel inteiramente feito de um único elemento: água, mais precisamente gelo. Agora, imaginem-se deitados numa cama azul-glaciar, num quarto esculpido no gelo, decorados por artistas, com esculturas geladas e clarabóias rasgadas que permitem dormir com os olhos nas estrelas… Parece bom, não parece? Mas nesta situação parece difícil pensar em conforto, não é? No entanto quem já pernoitou no Hotel de Gelo garante que é uma experiência soberba e que apesar da temperatura média interior ser de cinco graus negativos, consegue-se uma noite bem dormida dentro do saco-cama que é fornecido pelo hotel.

Carol Brooks, uma norte-americana que escolheu o Hotel de Gelo para passar a lua-de-mel com o marido, Kevin, garante que a experiência foi “incrível”. Do que esta hóspede mais gostou foi dos passeios de trenó puxados por cães e de terem visto as Auroras Boreais em todo o seu esplendor. Por ano, pernoitam em média 30 mil pessoas, para ali rumam principalmente britânicos, norte-americanos, alemães, suecos e asiáticos, mas todos os anos há portugueses, assegura Camilla Bondareva, relações-públicas do hotel.

O primeiro Ice Hotel foi construído há 19 anos, pedindo emprestada a matéria-prima, o gelo, ao rio Torne. Em Março e Abril são armazenadas três mil toneladas de gelo, para que em Dezembro possam ser erguidos os 80 quartos do hotel e outras infra-estruturas, tais como: dois restaurantes, o bar, a recepção, a sauna e a igreja, que se estendem por mais de 6000m². Todos os anos novos artistas são solicitados a esculpir o gelo e a decorar os quartos e outras áreas do hotel.

image

image

O hotel nasce por fases: a 10 de Dezembro ocorreu a abertura oficial, com a recepção e uma dúzia de quartos finalizados; a 12 de Dezembro inauguraram-se novos quartos e o bar; a 25 ficou pronta a igreja do Gelo, mesmo a tempo do Natal. A 30 de Dezembro e a 7 de Janeiro deste ano ocorreu também a abertura de novos quartos. É possível escolher entre uma Suite de Arte, quarto de Gelo e quarto de Neve.

Este hotel depende da meteorologia, pelo que a sua duração é variável, mas as primeiras gotas começam a cair do tecto em fins de Abril, e é quando o hotel começa a regressar ao rio de onde veio. No ano sequente acontece de novo o milagre da ressurreição, com o hotel a ganhar forma em Novembro/Dezembro, sempre com uma arquitectura diferente e novas obras de arte.

image

image

image

image